Clube
de Matemática - Olimpíada na Escola
O
clube de matemática – Olímpiada na
Escola é um projeto criado para estimular a participação dos alunos na
OBMEP _ Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, fortalecendo a
capacidade para solucionar problemas, logo desenvolvendo habilidades e
competências nos estudantes para enfrentar novos desafios.
O Clube tem como Objetivo Geral:
ü Melhorar os processos de
ensino e de aprendizagem, através de uma metodologia centrada na resolução de
problemas e desafios da OBMEP, identificando jovens talentos de modo a
favorecer oportunidades de desenvolvimento em áreas afins.
Objetivos específicos
ü
Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos.
ü
Contribuir para a melhoria do rendimento escolar e melhor
resultado na OBMEP.
ü Desenvolver o gosto pela
Matemática com a prática de problemas e desafios diferenciados;
ü Estimular o aluno a pensar
de modo diferente, analisando situações e percebendo novas possibilidades de
raciocínio;
ü Proporcionar ao aluno o seu
crescimento em Matemática, a partir da resolução de problemas e desafios;
ü Despertar e desenvolver a
criatividade dos participantes contribuindo com estratégias diversificadas de
resolução de problemas;
ü Fazer com que cada participante
perceba a importância que seu empenho, suas sugestões e ideias, sua dedicação,
seu compromisso e responsabilidade tem para o crescimento individual e
coletivo.
ü Desafiar os alunos a
superar possíveis dificuldades na Matemática.
ü Desenvolver nos monitores
aplicadores a forma clara de explicar as atividades propostas, a segurança para
esclarecer dúvidas sobre o conhecimento matemático, o bom relacionamento com os
colegas da escola, independentemente da série em que estudam;
ü Aprender a se conhecer
melhor, ser crítico, solidário, tomar decisões coerentes, com consciência da
importância do seu trabalho no clube;
ü Incentivar o estudo diário,
para obtenção de bons resultados do rendimento escolar.
Quem
participa?
ü
Alunos de 1º e 2º Ensino
Médio
(60 alunos + 24 alunos monitores)
ü
Professores de Matemática
(02 professores coordenadores)
Qual a estrutura do clube?
ü
Os professores de Matemática atuam como
coordenadores.
ü
Serão formados três grupos de estudos da seguinte
forma:
Grupo 1: Discute e soluciona questões do nível 1
(consideradas questões fáceis).
Grupo 2: Discute e soluciona questões do nível 2
(consideradas questões de dificuldade média).
Grupo 3: Discute e soluciona questões do nível 3
(consideradas questões difíceis).
ü
Cada grupo terá 3 alunos monitores que farão a
aplicação e discussão das questões.
ü
Serão formadas quatro turmas de 15 alunos cada uma.
Como ocorrerão as atividades?
ü
As aulas ocorrerão sempre em horário extra-classe
(três horas por semana) alternado o nível das questões.
ü
As atividades serão xerocadas do banco da
OBMEP dentre outros, e/ou adaptadas em espaços da escola como desafios.
ü
A seleção de questões será feita pelos professores
coordenadores junto com os alunos monitores levando em conta o conteúdo da
unidade didática.
Quem são os alunos monitores?
Serão analisados e considerados os seguintes itens para o aluno monitor:
ü
Comprometimento
ü
Responsabilidade
ü
Assiduidade
ü
Dedicação
ü
Bom rendimento escolar
ü
Gosto pela Matemática
ü
Disponibilidade
ü
Relações interpessoais
Normas de funcionamento
As atividades do clube acontecem em horário-extra e flexível, desde que perfaçam uma
carga horária semanal de 3h de atividades, que serão registradas em um livro de
ponto.
Espaço:
- As aulas acontecerão na escola.
Atribuições
do aluno monitor:
ü Estudar
as questões do banco da OBMEP e as provas.
ü Explicar
e tirar dúvidas dos alunos.
ü Adequar
e desenvolver os jogos e desafios matemáticos que envolvam os alunos.
ü Apresentar
e motivar a resolução de desafios de raciocínio lógico;
ü Divulgar
e atualizar atividades do clube no blog criado para esse fim.
ü Produzir
um painel – Desafio da semana a ser
exposto no pátio a fim de instigar o gosto pela Matemática nos demais alunos da
escola.
Atribuições do
professor-coordenador:
ü Monitorar
as atividades do clube;
ü Monitorar
a frequência com livro de ponto.
ü Acompanhar
o desenvolvimento das aulas.
ü Conversar
com os monitores diante de problemas que possam surgir;
ü Organizar
a Olimpíada interna de Matemática.
Olimpíada
interna de Matemática :
ü I Fase (maio)
-Provas
de nível I (questões fáceis)
*são provas com 10 questões: 6
de múltipla escolha e 4 abertas
ü II Fase (julho)
-Provas
de nível II (questões de nível intermediário)
*são provas com 10 questões: 6
de múltipla escolha e 4 abertas.
ü III Fase (setembro)
-Provas
de nível III (questões difíceis)
*são provas com 10 questões: 6
de múltipla escolha e 4 abertas.
Resultado e Premiação
ü O
resultado final será dado pela média aritmética das notas das três fases. Sendo
assim serão premiados os três melhores resultados.
ü Havendo
empate o critério será a análise das questões abertas na ultima fase.
ü A
premiação será:
-1º lugar – Tablet
-2º lugar – câmera
fotográfica
*todos receberão certificado
de participação
Avaliação
Acontecerá
de forma contínua e processual, priorizando o diálogo entre professores/alunos
e alunos/alunos, atentando para que os integrantes (professores e alunos):
ü Opinem
sobre o projeto;
ü Relacionem
resultados positivos e negativos;
ü Relatem
possíveis mudanças e transformações.
Referência bibliográfica
ü http://www.obmep.org.br
ü SILVA,
Mônica Soltau da. Clube de Matemática:
jogos educativos e multidisciplinares, volume II. Campinas, SP: Papirus,
2008.
ü http://jogos360.uol.com.br/matematica/
ü http://www.obm.org.br/opencms/
0 comentários:
Postar um comentário